Maersk e MSC anunciam fim da aliança a partir de 2025
- Fabiola Heidemann
- 26 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

Na última quarta-feira (25), foi noticiado a rescisão do contrato de colaboração entre as operadoras MSC e Maersk, que atuam juntas através da aliança 2M. O anúncio foi feito conjuntamente pelos CEOs das empresas, Vincent Clerc e Soren Toft, e informa que a decisão foi tomada devido às mudanças ocorridas desde o início da parceria, em 2015.
A aliança 2M funcionava como um acordo de compartilhamento de embarcações para transporte de contêineres, com o objetivo de garantir competitividade e economia nas operações de contêineres entre a Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. O contrato, no entanto, tem prazo até 2025, com a possibilidade de rescisão comunicada ao mercado dois anos antes.
Apesar da notícia, os serviços prestados aos clientes que usam as linhas 2M não terão impacto imediato. As empresas se comprometem a se comunicar com os clientes para oferecer suporte durante e depois da extinção da aliança 2M.
Em Santa Catarina, a Maersk opera no Porto de Itajaí e no terminal de Itapoá, enquanto a MSC opera em Navegantes na Portonave. O especialista em Direito Marítimo James Winter afirma que o mercado deve avaliar os reflexos dessa decisão nas operações portuárias mundiais, considerando que ambos os armadores administram portos e terminais privados pelo mundo. Ele questiona se as empresas vão deixar de compartilhar navios ou linhas ou mesmo espaços em navios.
Enquanto isso, as empresas APM Terminals e Portonave informaram que não se pronunciarão sobre a ruptura do contrato.
Fonte: Diarinho.







Comentários